segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Falar de favelas como um outro mundo, significa não entender como funciona a cidade

Para não falarmos somente do Rio de Janeiro. E entendermos o problema das metrópoles urbanas do século XXI na América Latina, podemos usar o efeito comparativo e dar uma olhada no trabalho de Nathalie Puex.

Doutora em Antropologia Social pela Universidade de Paris 3 (Sorbonne Nouvelle), Nathalie Puex chegou à Argentina em 1997, para estudar primeiro - e depois trabalhar - sobre o tema da violência associada a problemas de sociabilidade e de inclusão social nas entranhas de Buenos Aires. É diretora do Laboratório de Antropologia Aplicada da FLACSO / Argentina, onde também é professora de Antropologia Econômica Antropologia e da Pobreza no Mestrado em Antropologia Social e Política.

Puex identifica práticas econômicas próprias dos setores marginalizados e suas fortes ligações com o sistema político institucional e aponta a dificuldade dos setores populares para fugir do estigma. Neste contexto, analisa a lógica do endividamento dos setores mais pobres e adverte que o problema não é a favela, mas a forma de organizar e estruturar a cidade politicamente. Escreveu vários artigos em livros e revistas sobre a violência, sociabilidade e práticas clientelistas nas cidades de Buenos Aires. Em breve será lançado seu primeiro livro, cujo título pode ser a Economia do Fiado.

Entrevista completa ao jornal argentino Página 12 no link abaixo:
http://www.pagina12.com.ar/diario/dialogos/21-157717-2010-11-29.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário