quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Documentos sobre a participação dos Estados Unidos no golpe de Pinochet integrará acervo de Museu

Mais de 20 mil documentos que comprovam o envolvimento dos EUA no golpe de Estado contra o ex-presidente chileno Salvador Allende, em 1973, foram entregues ao Museu da Memória e Direitos Humanos de Santiago de Chile. O chefe do Projeto de Documentação do Chile no Arquivo Nacional da Universidade George Washington dos Estados Unidos e compilador de arquivos desclassificados ou secretos, Peter Kornbluh, chamou o ex-secretário de Estado dos Estados Unidos Henry Kissinger de arquiteto dos planos de Washington contra Allende, porque foi "a pessoa que economicamente e militarmente ajudou Augusto Pinochet para consolidar o seu regime."
Entre os textos, compilado em bancos de dados, também há transcrições de conversas entre Pinochet e o ex-chefe da polícia secreta (DINA), Manuel Contreras, em alusão ao assassinato do ex-chanceler chileno Orlando Letelier. "Esses documentos devem ajudar a promover a justiça ea dignidade no Chile", disse Kornbluh.
"Obviamente, os textos são especialmente valiosos em certos casos de investigações oficiais. Agora há um banco de dados que pode ser útil para aqueles que buscam informações mais detalhadas", acrescentou.
Na cerimônia da entrega da documentação o diretor do Museu da Memória e Direitos Humanos, Romy Schmidt, destacou a importância da doação que permite a referências históricas sobre a cumplicidade dos Estados Unidos para sustentar o regime militar no Chile.
Fonte: Página 12 http://www.pagina12.com.ar/diario/ultimas/20-157098-2010-11-18.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário